Pesquisar este blog

domingo, 16 de outubro de 2011

Rápido que o roubo não para!

corrupcao_leviata_angeli_micro

Para que seja bom no que ofício de escritor o sujeito tem que ser, antes de qualquer coisa, original. Cair no lugar comum, encher seus escritos de clichês e falar o mesmo que todos os outros, escritores ou não, falam é condenar-se à vala da hipocrisia. Não por ser um bom escritor, mas por conhecer essa lição primordial, procuro desviar-me do foco das discussões em voga para buscar um caminho próprio, numa análise própria, sob uma óptica pessoal e não coletiva, missão às vezes impossível, daí é preferível não escrever do que repetir aquilo que tanta gente já falou antes.

Este é o principal motivo pelo qual deixo de escrever sobre assunto que viraram notícia como a viagem turística da presidente à terra de seu pai, algo que ela nunca fizera antes, aproveitando-se agora do avião presidencial e do cartão corporativo para fazer; ou a crescente subida do número de assassinatos e a diminuição da pobreza, tão cantada e decantada pelo governo/PT, demonstrando que não necessariamente a miséria seja mãe da violência; ou o movimento Occupy que vem alastrando-se pelo mundo com nomes diferentes de país para país, mas com o mesmo propósito de desestabilizar as instituições capitalistas para se criar um novo regime esquerdista e que pega os desavisados incolores como se fosse a redenção mundial um esquerdismo comprovadamente ineficaz na luta contra as desigualdades sociais, como comprovaram a União Soviética, Coreia do Norte, China, Albânia e Cuba. Muitos são os temas que ocupam páginas e páginas de jornais e telas e telas internéticas que ignoro neste blog por já ter gente demais falando besteiras ou repetindo releases das assessorias de imprensa como se fossem idéias originais.

Ontem o assunto palpitante foi o flagrante do ministro dos esportes recebendo propina no estacionamento do próprio ministério. De acordo com as normas vigentes de que ninguém mais é culpado, no máximo “suspeito”, mesmo quando um bandido confessa seus crimes, a imprensa fala em “suposto” esquema de corrupção na pasta, tema já requentado desde a atuação de Agnelo Queiroz, antecessor de Orlando Silva, hoje governador do Distrito Federal. Silva é casado com uma senhora que tem uma ONG, o mais novo caminho descoberto pelos bandidos enfraldados nas cercanias do poder central, que recebeu grana do ministério do marido para fazer nada. Pega no salto, a senhora, fantasiada de digna, devolveu o dinheiro. Quanto mais não saiu das burras da viúva para as algibeiras do casal sem que alguém desse por conta?

Depois da queda do último ministro, propus um bolão no Twitter sobre qual seria o próximo a cair. Antes da queda do ministro do turismo chutei na queda de Orlando Silva. Voltei atrás e o substituí por Lupi. Até o momento os dois continums firmes, mas eis que chega a notícia de que em janeiro, escondida pelas férias, todo mundo ressaqueado com o champanhe das festas e de olhos nas bundinhas de biquíni nas praias, a presidente fará uma reforma ministerial. Será aí que Lupi, Negromonte e Silva ruirão? Terão eles poder político e financeiro para comprarem suas permanências no ministério? As marchas contra a corrupção lembrarão de pedir suas cabeças em bandejas de plástico descartáveis por serem carne de segunda indigna de macularem baixelas de prata?

Articulistas têm que ser rápidos. Se deixarem de comentar um caso de escândalo no governo correm o risco de ficarem com velharias na gaveta porque no dia seguinte outra autoridade aparecerá com um caso maior de sem vergonhice, desvio de dinheiro e de conduta e escárnio contra a população e a justiça conivente.

©Marcos Pontes

6 comentários:

  1. CARO MARCO

    SE ÊLES NÃO PARAM NA LADROAGEM, NÕS, BRASILEIROS NÃO PODEMOS PARAR NA #MARCHACONTRACORRUPCAO E PARAR O BRASIL !!!!!!!!!
    VAMOS ACABAR COM O "BRASIL DE POUCOS, BRASIL DE TUDO QUE NÃO PRESTA"

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  2. Perfeito. Dai que a imprensa Impressa não consegue acompanhar a velocidade dos escândalos da corja. Mas nada justifica a omissão dos veículos eletrônicos. Mas no Pacotão da deelma vai ter presídio novo

    ResponderExcluir
  3. comcordo em 100% mas oque faremos, eu participo das marchas mas elas sao o sintoma, nao sao uma solucao, oque faremos,VOTAR! votar em quem? 1- Pessoa homesta e ESCLARECIDAS nao se candidatam. 2- Se um ou outro honesto for ingenuo de se candidatar ele sera obrigado por seu partido (todos os partidos exigem do eleito obedencam os donos do partido e nao a promessa feita para furtar o voto). Ele sera obrigado a trocar sua iponiao pro cargos pros coleguinhas.
    Nao ha um unico partido que defenda o povo.
    Nao ha um unico partido que de garantias de que a promessa de campanha sera cumprida ou o traidor demitido.
    o que faremos.
    e agora, quem ira nos defeder?

    ResponderExcluir
  4. Tem de ser "'rápido como se rouba", diria um petralha iMundo

    ResponderExcluir
  5. A leitura de seus textos é um prêmio para quem busca algo além da pauta estabelecida.
    Sobre manifestações, eu ainda considero o foco dos protestos um equívoco, estão chutando cachorro morto, o PT já aniquilou o Legislativo faz tempo, um grave recuo na nossa frágil democracia.
    Com isso, corremos o risco da adesão em massa a esses movimentos internacionais muito bem articulados.

    ResponderExcluir
  6. Para acabar com a corrupção,só educação e fiscalização.

    ResponderExcluir

Para evitar ofensas gratuitas a mim e a outrem e spams, os comentários estão sendo moderados. Os aprovados logo estarão exibidos. Obrigado por ter dado seu pitaco.