Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Senhor Senador! / Senhora Senadora! Senhor Deputado! / Senhora Deputada!

pre-sal-brasil

Todos os Senhores e Senhoras, os de boa fé, estão sendo enganados pela PETROBRAS e pelos seus geólogos com “A FARSA DO PRÉ-SAL BRASILEIRO”, e afirmo isso enquanto ex-geólogo de petróleo, que por cerca de 20 anos, trabalhou na Empresa na Bacia Sedimentar de Sergipe e de Alagoas, a mais completa das bacias brasileiras em termos de registros sedimentares, uma verdadeira bacia escola.

Em 1989, através de um relatório técnico afirmei que na parte terrestre da Bacia de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba (Exploração Petrolífera SEAL e PEPB) não havia mais petróleo novo por descobrir e isso me custou a primeira demissão da Petrobras. Infelizmente eu estava certo. Nenhuma descoberta ocorreu mais na Bacia de Sergipe e de Alagoas, na parte terrestre, em que pese todo o aparato tecnológico empregado na sua exploração, desde então.

Denunciei em 2005 ao MPF/SE e pedi providências contra o caixa2 na construção da plataforma de casco redondo para o Campo de Piranema, um projeto com contrato de aluguel por 11 anos da plataforma de casco redondo, a primeira do mundo, ao custo de U$ 1 bilhão de dólares. Mostrei a farsa, mas o Gerente Geral da Petrobras em Sergipe Geólogo Eugênio Dezen apresentou um relatório elaborado pela empresa de consultoria DeGOLEYR and MacNAUGHTON atestando a economicidade do Campo de Piranema, tendo solicitado ao MPF/SE para que eu não tivesse acesso ao mesmo, o que de fato aconteceu, ou seja, o MPF/SE não permitiu que a parte denunciante envolvida tivesse acesso a documentação, o que torna o caso mais suspeito ainda, porque tal decisão fere frontalmente a CF/88. O que levou então o MPF/SE a cometer essa ilegalidade? (Lula e Déda inauguram Piranema e O custo do fracasso de Piranema) Infelizmente eu estava certo novamente (Os projetos da Petrobras para Sergipe)

Levei também ao conhecimento dos Senhores e Senhoras, quando do anúncio da descoberta do Pré-Sal (Pré-sal: farsa ou propaganda enganosa?), que se tratava de propagando enganosa do governo federal e nenhum dos Senhores e Senhoras se dignou em pedir explicações justificadas, com exemplos reais, sobre os meus questionamentos a PETROBRAS ou a qualquer dos milhares de assessores parlamentares, os quais continuam válidos, e que sem explicações fundamentadas fica evidenciada a farsa.

A CPI da PETROBRAS poderia ter esclarecido este estelionato eleitoral, mas a maioria dos Senhores e das Senhoras preferiu calar e trair o País. Agora, ridícula e irresponsavelmente travam uma infrutífera guerra pelos royalties de um volume de petróleo inexistente no Pré-Sal, quando o País clama desesperadamente por socorro na saúde, na educação, na segurança, na... E em todas as áreas, dos 40 ministérios, cada um deles envolvido mais que outro em atos eivados de ilegalidades contra a administração pública e contra o cidadão, alguns com casos explícitos de corrupção generalizada.

Todos os questionamentos, principalmente sobre os valores utilizados como parâmetros nas simulações dos volumes descobertos, podem ser vistos novamente em: As descobertas da PETROBRAS no pré-sal brasileiro e A confusão com a terminologia da PETROBRAS para os volumes do pré-sal

Para encerrar, alguns deles que PETROBRAS também não sabe explicar:

“Teoria Orgânica” versus “Teoria Inorgânica” para a origem do petróleo do Pré-Sal:

a) Origem orgânica:

Petróleo é marinho ou continental? Onde está a rocha geradora do petróleo? A rocha geradora está em contato com a rocha reservatório? O volume de rocha geradora é compatível com o volume de óleo descoberto, segundo a PETROBRAS? Se a rocha geradora não está em contato com a rocha reservatório, o petróleo migrou de onde e por onde? Através de falhas geológicas?

b) Origem inorgânica:

Onde e quando foi gerado, quando e por onde migrou para a rocha reservatório? Através de falhas geológicas?

Portanto, se a migração foi por falhas então as rochas reservatórios não tem essa tão propalada continuidade, fato esse corroborado pelos poços secos perfurados, o que diminui sensivelmente a área em extensão dos reservatórios e armadilhas e, consequentemente, o possível volume de petróleo descoberto.

Em síntese, o problema é que a PETROBRAS não consegue se explicar geologicamente quanto ao volume de petróleo descoberto e anunciado com estardalhaço pelo governo federal, volume esse totalmente questionável, tanto pela “Teoria Orgânica para a Origem do Petróleo” (com a qual a PETROBRAS trabalha e para isso montou um dos maiores laboratórios de geoquímica do petróleo do mundo) quanto pela “Teoria Inorgânica”.

Desejo todos os Senhores e Senhoras que vivam o suficiente para verificarem que infelizmente mais uma vez estarei certo, no caso da FARSA do PRÉ-SAL. Pobre BRASIL!

Atenciosamente.

 

E-mail enviado pelo geólogo e amigo @ivomarcelino enviado aos deputados federais e gentilmente cedido a este blog. Aprendamos com quem sabe.

 

©Marcos Pontes

8 comentários:

  1. Bom Dia! A quem interessa tanta falta de verdade? A quem interessa "vender" o Brasil como o "País das Maravilhas"? É ético usar de artificio e enganar a população menos esclarecida? Revolta! Ainda bem que temos pessoas como o Articulista/Blogueiro que com excelente conhecimento, e valores morais preservados, desmascara mais essa fraude! Posso dizer sem medo de errar: o PT é o partido das fraudes!
    PRECISAMOS AGORA DIVULGAR! Pbrigada

    ResponderExcluir
  2. CARO MARCO

    LI E FIQUEI AQUI PENSANDO:
    NAS DÉCADAS PASSADAS O MUNDO ACREDITAVA QUE O BRASIL ERA POVOADO POR ÍNDIOS E CONSTATO QUE GOVERNO PETISTA É EXATAMENTE IGUAL OS SAFADOS PORTUGUESES QUE CHEGARAM AQUI E AOS POUCOS FORAM TROCANDO PENDURICALHOS COM O ÚNICO OBJETIVO DE ENGORDAR SUAS CONTAS BANCÁRIAS, COMPRAR OS 3 PODERES RESTANTES DA REPÚBLICA (LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO) E ARRASAR ESTA TERRA CHAMADA BRASILIS!!!!
    O TEXTO ACIMA MOSTRA CLARAMENTE QUE UTILIZAM DE TODOS OS ARTIFÍOS PARA ENGANAR O POVO E, ENEBRIANDO COM O CANTO DA SEREIA VÃO LITERRALMENTE GARFANDO BILHÕES!!!!!!

    "BRASIL DE POUCOS, BRASIL DE TUDO"

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  3. Amigos
    Estou estarrecido. A argumentação é contundente. Com a palavra a PETROBRÁS.

    ResponderExcluir
  4. Do ponto de vista da física, também vejo muita dificuldade na prospecção. Ao sair de sob uma pressão absurdamente alta, o petróleo solidificaria rapidamente, além da expansão abrúpta que tenderia a arrebentar os dutos. Estou errado em minha análise? O resto sabemos que é só propaganda, uma maneira de enganar os incautos que ajudam a capitalizar a Petrobrás nas bolsas.

    ResponderExcluir
  5. O Pré-SAl é uma visão de cego, e o Ministro da Área ( um malndro nato )age como se nada fgosse com o mesmo.Copm a sa[ida de Orlandoi Silva, já se foram 5 Ministros por corrupção ( ou melhor roubo ), e Lula continua solto e festejante.Isto é rasil, isto é crime!

    ResponderExcluir
  6. Será que a propalada COMISSÃO DA VERDADE estaria interessada em averiguar mais essa mentira?

    Serão 7 os indicados pela Dilma, né? Não custa tentar, pra ver qual será a reação deles.

    ResponderExcluir
  7. Matéria essencial! Deve ser arquivada e divulgada para desmascarar mais uma farsa do desgoverno lulopetista, assim como a farsa da "Nova Classe Média", da "inclusão social" (o Brasil ficou mais desigual do que nunca durante o desgoverno Lula, chegando ao 3º lugar entre os piores do mundo em 2010), a farsa da dívida externa (zerada em 2007 às custas de brutal aumento da dívida pública interna e retornou aos níveis anteriores 3 anos depois), a farsa das eleições, a farsa da "popularidade" encomendada, a farsa do "metalúrgico, operário, trabalhador" (era sindicalista pelego corrupto extorquista), a farsa do "milagre do crescimento" (chamaram inflação de crescimento, como nos tempos de Delfim Netto) e tantas outras farsas divulgadas pelo lulopetismo e replicadas na grande imprensa dominada.

    ResponderExcluir
  8. Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

    ResponderExcluir

Para evitar ofensas gratuitas a mim e a outrem e spams, os comentários estão sendo moderados. Os aprovados logo estarão exibidos. Obrigado por ter dado seu pitaco.