Pesquisar este blog

sábado, 10 de março de 2012

Ratos pelados não se enxergam

ratos

A mais nova pendenga entre PT e PMDB é mais uma constatação que mais do que reforma política é necessária uma reforma na maneira de se fazer política no Brasil. O PMDB mantém um fisiologismo mais antigo que Sarney, o capo que governa na sombra, pouco se importando com o país, o governo, a miséria social em que vivemos todos nós, com saúde precária, educação sucateada e infraestrutura boliviana.

A única coisa que importa para os componentes desses dois partidos, em evidência por serem os únicos que aparecem em todos os jornais, todos os dias, do caderno de esportes quando dá cobertura para mafiosos como Ricardo Teixeira, passando pelo caderno de polícia quando revela casos como os assassinatos de políticos como Celso Daniel, o mensalão e tantas e tantas outras falcatruas que pipocam mais do que milho em chapa quente e até no caderno de política, é manter bem empregados seus iminentes componentes, mesmos que o baixo clero, também ávido por uma graninha extra, fique apenas aplaudindo ufanisticamente a ascensão de seus líderes enquanto espera as migalhas caírem da mesa de banquete dos urubus travestidos de homens sérios em seus Armanis e Guccis.

O dia em que aparecer um mandatário, ou, como prefere a única dama, mandatária, que resolva colocar em cargos técnicos técnicos e não cupinchas partidários, alguma coisa de boa poderá acontecer. Crivella, que na cara de pau que caracteriza todos eles, admite que entende nada da pasta para a qual foi nomeado, deixa claro que no Executivo são colocados apenas amiguinhos que deem alguma sustentação ao governo no Legislativo. Isso nos transforma num sistema esquisito que diz-se presidencialista, mas torna-se de fato um parlamentarismo com uma representante no Palácio do Planalto.

As prioridades estão invertidas. Antes de se pensar no bem comum dos 200 milhões de cidadãos, pensa-se no bem estar comum dos componentes das gangs partidárias. As necessidades populares apenas servem de motes quando a coisa aperta e os governos precisam dar um “cala boca” à população que finge que manda. No fundo, ninguém sabe quem manda, mas fica patente quem é que chantageia o chefe do Executivo e a própria população quando finge que nada dará certo se eles, os políticos profissionais, não conseguirem o que querem.

No caso do próprio Crivella, fica a pergunta, para que necessitamos de um Ministério da Pesca, além de um Ministério do Desenvolvimento Agrário, se já temos um Ministério da Agricultura e Abastecimento? Para que precisamos de uma secretaria especial das pequenas empresas, se já temos um Ministério da Indústria e Comércio? A resposta é simples: para se comprar políticos e partidos.

Não se pode culpar apenas a presidente e seus mais diretos asseclas e conselheiros pela prática danosa, algo que vem ocorrendo desde que a República é República, mas pode-se cobrar dessa gente, sim, o compromisso tantas vezes gritado que mudaria o país, que aplicaria princípios éticos, morais e legais na administração dos bens públicos, algo ainda não sequer esboçado nesses últimos nove anos de governo pseudo-progressista. Como chamar de progressistas a gentalha que repete as mesmas más ações administrativas que condenavam e que culpavam pelo eterno atraso nacional?

 

©Marcos Pontes

12 comentários:

  1. Além dos ministérios, temos as secretarias com status de ministérios também.
    Mas o Brasil está num dilema: ou escolhe um país corrupto, mas democrático (PMDB ) , ou um país corrupto e ditatorial (PT) .
    E sempre digo que o PMDB é o freio do PT, e estamos vendo isso.
    O partido de Sarney só quer dinheiro, por isso pleiteia cargos. Já o PT, dinheiro e perpetuação no poder com o objetivo de transformar o Brasil num pais socialista ao moldes de Cuba etc. Isso quer dizer que a sofisticada organização criminosa precisa derrubar todos os pilares democráticos, todos os valores ditos burgueses e transformar o Homem em um novo ser.
    Eu ainda fico com a primeira opção : apenas ser roubado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Alexandre
      Infelizmente não temos escôlha melhor neste momento. Fico com PMDBPT NUNCA!!

      Excluir
  2. O pior é que esse consórcio PT-PMDB não gerou coisa nenhuma para o país.
    Pra que uma base tão grande, Chapéuzinho, se você não tem interesse em reformar o Brasil?!

    ResponderExcluir
  3. O pior é que esse consórcio PT-PMDB não gerou coisa nenhuma para o país.
    Pra que uma base tão grande, Chapéuzinho, se você não tem interesse em reformar o Brasil?!

    ResponderExcluir
  4. CARO MARCOS

    SERÁ QUE FOMOS NÓS QUE PERMITIMOS, A PARTIR DAS DIRETAS JÁ, QUE OS 3 PODERES DA REPÚBLICA TRANSFORMASSEM O BRASIL EM UMA GRANDE EMPRESA DE NEGOCIATAS, DE DESMANDOS, DE MAUFEITOS E DE DESRESPEITO À CARTA MAGNA PORQUE SOMOS UM POVO QUE ADORA LEVAR VANTAGEM, USAR DO JEITINHO BRASILEIRO PARA QUEBRAR E DESOBEDECER REGRAS ENTÃO, ACEITAMOS COM CERTA NORMALIDADE A ATUAÇÃO DAQUELES QUE DEVERIAM POR ORDEM NA CASA???
    A RELFEXÃO DEVE VIR DE BAIXO PARA CIMA JÁ QUE SOMOS A MAIORIA QUE PAGA ESTA CONTA!!!

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, conhece a velha frase, falem mau mas falem de mim? Eles querem aparecer nos noticiários de qualquer maneira, para o povão, que não entende nada de política e crimes administrativos, não se esquecer deles.
    Esta é a nossa realidade. Enquanto falam deles, os que criticam, mostram a verdade, são cortados nas entrevistas e são esquecidos do povo. Tática malévola e baixa, mas é a única que conhecem.
    Não podemos é calar já que temos uma rede que atinge milhões.

    ResponderExcluir
  6. Lelezinha_09 (Zinha)10 de março de 2012 às 07:12

    Caro Marcos
    Em um pequeno texto vc fez um bom retrato do país,expondo suas mazelas políticas bastante definidas por esta frase:" "Antes de se pensar no bem comum dos 200 milhões de cidadãos, pensa-se no bem estar comum dos componentes das gangs partidárias"
    Infelizmente,é assim mesmo; os dois maiores partidos do Br atualmente são compostos por indivíduos que entram na política principalmente "para se dar bem" e o povão "que se lixe"!Querem apenas se apropriar do butim!
    E o povão, inculto e alienado,ainda aplaude!
    A miséria de um país,está sempre no seu povo semi-analfabeto! E o objetivo dos regimes ditatoriais é assim mesmo: que o povo continue alienado,produzindo riquezas e ...pagando a conta!

    ResponderExcluir
  7. Ah, Lúcia Hipólito cravou, e eu não me esqueço: "O PMDB é para profissionais."

    Sarney, velho de guerra.... incentiva os "descontentes" a botarem a cara em tudo que é canto. Depois, dona Casa Civil ou assemelhado que o valha manda perguntar o que ele(s) quer(em) e tudo volta a ser como dantes, no quartel...

    Dona presidente não é "macho" o suficiente para ligar com PMDB de Sarney.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Mais um texto divertido (infraestrutura boliviana rss..) e realista, boa análise de fatos que se transformam em factóides em função da leviandade das atitudes. Gritam não pra melhorar o governo, fazer crítica honesta...gritam por cargos, poder...Como chamar essa gentalha? Ah, chame de esquerda mesmo. São todos iguais.

    ResponderExcluir
  9. dureza....tens razão...saudade de técnicos...eu mesmo fui preterido por um sujeito a chega todos os dias as 10da manha,nao conhece nada do processo,....único ativo..queridinho da tchurma e fará vistas grossas aos infiltrados...o meu exemplo do planalto permeia todos os ambientes

    ResponderExcluir
  10. Marisa Cruz...demais!

    Ótimo o teu texto, "como aguentar essa gentalha?"
    Progressistas, que é isso?
    Eles nem sabem são tão porcos que enojam ...
    Eu não me incomodo de votar Nulo; esses que estão por aí não levam o meu voto; o Sarney é uma múmia que anda e manda, cruzes! Infelizmente temos que suportá-los, vê-los em telejornais, em ...
    São m.
    Beijo;
    me faz uma visitinha, tem um post picante lá, quero a tua opinião, rsrs
    Manda ver! Defenda os "homens!

    ResponderExcluir

Para evitar ofensas gratuitas a mim e a outrem e spams, os comentários estão sendo moderados. Os aprovados logo estarão exibidos. Obrigado por ter dado seu pitaco.