Pesquisar este blog

domingo, 30 de outubro de 2011

Câncer marqueteiro

lulafumando

Na mesma semana cai o ministro dos esportes e é sujeito de investigação; o governador comunista do Governo Federal amarga o ressurgimento de denúncias de improbidade tanto no mesmo Ministério do Esporte, quanto na governança do DF; alunos (estudantes são aqueles que estudam) da USP invadem o campus e pedem o fim do convênio com a Polícia Militar, já esquecidos que votaram a favor desse convênio quando eram vítimas de assaltos e estupros, criam uma quizumba e só faltam declarar em nota oficial que com a PM por perto não podem fumar maconha, embriagar-se com dinheiro da UNE e vandalizar o campus impunemente; o novo ministro dos esportes diz que não mais fará convênios com ONG, gerando chiadeira entre os amigos esquerdistas; é divulgado o número de mortes por meningite na Bahia em 2011, 59 até o momento, mas o governador, por economia, irresponsabilidade ou economia nega-se a admitir que há um surto da doença; STF manteve a legalidade do exame da Ordem dos Advogados do Brasil, para o desgosto do PT, que queria sua eliminação; Fiesp divulga estudo que aponta mais de R$ 82 bilhões desviados do erário pela corrupção a cada ano; surgem mais denúncias e comprovações de que centenas de Organizações Não Governamentais vivem penduradas no governo e com os repasses de verbas públicas sobrevivem, embora boa parte não entrega o produto que vendem...

Enfim, não foi uma semana boa para o governo e sua base de sustentação política (um ninho de rato que se precisa de um punhado de paciência para levantar quantos dos 38 partidos a compõem). Mas nem tudo está perdido para eles.

Sem querer fazer pouco da doença que se instalou no ex-presidente, por respeito ao ser humano e a todos aqueles milhares que sofrem do mesmo mal e que nada têm a ver com a falta de caráter do mesmo, o câncer não é de todo uma má notícia para o PT e seu governo.

Também sem querer lançar maus agouros sobre Lula, desde antes de Odorico Paraguaçu sabe-se que um moto dá muitos votos. Ao que tudo indica o câncer de Lula será controlado com algum esforço, muito dinheiro e a melhor equipe multidisciplinar que um doente desse mal possa contar no Brasil.

Clériston Andrade não venceria a eleição para governador, em 1982, ano em que o MDB ganhou de cabo a rabo em todo o país. Sua morte num acidente de helicóptero duas semanas antes do pleito fez ACM lançar João Durval. Em cima do cadáver, contando com a comoção popular, Durval elegeu-se.

Che Guevara virou santo para os esquerdistas que não acreditam em Deus somente depois de sua morte. Antes disso, era apenas o galã dos revolucionários, o Todo poderoso era Fidel que aproveitou a morte do ex-companheiro em suas propagandas para conquistar a simpatia dos cubanos que ainda não haviam sucumbido a seu charme ou morrido nos paredões. Sarney conquistou a simpatia popular depois da morte de Tancredo, antes disso era apenas mais um ponto na costura que a esquerda fizera com os partidos de apoio aos militares. Morto Tancredo parte das viúvas da direita tentaram impedir o vice de assumir, daí vieram Ulysses, Teotônio, Saturnino e outros caciques usando a imagem simpática de Tancredo para conquistarem a simpatia popular para aquele que seria o pior presidente que o período pós ditadura já tivera até os dias de hoje. A própria Dilma teve muita ajuda de seu câncer, conquistando a piedade de muitas mulheres, algumas das quais conheci. Antes de terem medo de que a presidente morresse da doença, simpatizavam com sua condição de lutadora contra o câncer ao mesmo tempo que enfrentava a batalha eleitoral.

Lula acertou ao tornar público seu mal, mesmo que sem querer, mas não o fez por grandeza de caráter ou amor à transparência, muito pelo contrário. O fez por vaidade. Aliás, a vaidade é tão grande que, segundo narram os jornalistas oficiais, perguntou aos médicos se ficaria careca. Difícil imaginar alguém que recebe a notícia de que contraiu a pior das doenças preocupe-se com suas madeixas antes de preocupar-se com sua vida, mas... Mais tarde pediu que os médicos divulguem sempre para a imprensa o passo-a-passo de seu tratamento. Auto-marqueteiro imbatível, Lula faz do mal um aliado. Não sairá do noticiário e ainda arrebanhará condoídos.

Há alguns meses, na inauguração de um hospital, disse que dava até vontade de adoecer para internar-se ali. A oportunidade foi-lhe dada, porém, bem ao seu feitio, não cumpriu a palavra e recorreu ao milionário e capitalista Sírio e Libanês, cheio de loiros de olhos azuis, a mesma etnia que um dia ele destratou como sendo os responsáveis pelas mazelas do mundo.

Ainda há brasileiros com memória e estes lembraram desse episódio e daquele outro em que ele afirmara que a saúde pública brasileira beirava a perfeição e estes, eu entre eles, passaram a se perguntar, se é assim, por que ele não seguiu os exemplos de Tancredo e Covas, homens públicos com doenças fatais, que foram atendidos por hospitais públicos até seus últimos dias?

A melhor de todas as respostas, veio com uma pergunta de um de seus muitos defensores nas redes sociais: “"Por que Lula tem que se tratar no SUS se tem dinheiro para pagar hospital particular?". Ora, primeiro porque no Instituto do Câncer ele estaria testemunhando em favor do sistema público de saúde; segundo porque todos sabemos que quem pagará a conta de um dos mais caros hospitais do país não será ele, mas o erário, a fundo perdido; terceiro, para ser coerente com seu discurso populista que reclama que somente as elites têm acesso a tratamentos de excelência e ele não é elite, é “povão”; quarto, por posicionamento ideológico, embora todos saibamos que Lula não tem ideologia política, apenas interesses pessoais e corporativos. Ao pregar a presença máxima do estado e sendo seu tratamento bancado com dinheiro público, nada mais justo que seja realizado no sistema público.

Repito, não desejo a morte de Lula ou de qualquer outra pessoa, embora seja a favor da pena de morte para praticantes de alguns crimes, e em seu caso particular porque sou o mais otimista dos pessimistas e ainda tenho a esperança de vê-lo e a seus asseclas no banco de réus por conta dos muitos crimes que cometeu ou com os quais foi ou é cúmplice.

©Marcos Pontes

6 comentários:

  1. Essa doença é um prato cheio para o seu ego inflado. Imagine, um cara "do povo" se elege presidente do Brasil e AINDA luta contra um câncer!

    ResponderExcluir
  2. Marcos, muito complicado analisarmos esse contexto. Só sinto compaixão pelo homem e por seus familiares. Nessa hora, cabelo , política, campanhas..nada disso eu consigo pensar. Só espero, de coração, que diante da cruz a alma encontre conversão em Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Alguem como elle nao se converte em nada melhor. Miseravel nao se enriquece nem se eleva espiritualmente, porque a miseria do lulla esta em suas entranhas. Elle saiu dela mas ela nao saiu delle. Miseria na acepcao plena do termo.
    Seu artigo sossega-me, concordo com tudo o que voce diz, Marcos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Marcos, no dia em que ouvi a notícia do câncer do Lula, e que ficava sendo dada o tempo todo, sem falar em mais nada como notícia, pensei o mesmo que vc, desgraçado, vai usar isso em autopromoção, p/ inflar seu ego... Pensei que só eu havia chegado a tal conclusão...
    Qto a pena de morte... talvez p/ traficante, p/ estuprador devia ser castração ( a física mesmo) mas sou favorável mesmo à prisão perpétua p/ crimes hediondos.
    Mas resumindo, ótimo artigo, no geral, assino embaixo de tudo que disse!

    ResponderExcluir

Para evitar ofensas gratuitas a mim e a outrem e spams, os comentários estão sendo moderados. Os aprovados logo estarão exibidos. Obrigado por ter dado seu pitaco.