Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Do jeito que o diabo gosta

Arte Antoni-Bemi manifestação popular

Não há de ser pitonisa ou algum profeta dos cafundós para entender um tiquinho que seja. Há que se ler as notícias procurando ler o que há no subtexto e no pretexto, os segredinhos escondidos entre uma linha e outra, o inconfessável contido nas declarações e nas análises. Tem que dar uma cavucada na biografia dos articulistas. Como confiar nas boas intenções de Nassiff, PHA e outros defensores do lulo-petismo fantasiados de jornalistas democratas? Como confiar em escritor que defende a censura prévia disfarçada de marcos regulatório da imprensa? Por outro lado, como querer encontrar em Reinaldo Azevedo, Olavo de Carvalho ou Mainardi algum rasgo de esquerdismo?

Por ter a vantagem de já me interessar por política nacional quando a barrigona de Lula, emprenhada pela direita condescendente, inacreditavelmente encabeçada por Golbery, gestava o PT, vi aquela criancinha vermelha tomar corpo, mesmo que às custas do lanche dos coleguinhas da escola – meio irônico dar alguma escola formal ao PT. Cresceu como enorme curral do qual o capataz irado, vindo lá das terras dos coronéis – e aí não vem qualquer preconceito antinordestino por seu eu próprio um nordestino desde espermatozoide e óvulo e defensor ferrenho dos costumes e gostos dessa parte do meu povo – repetiu na enorme massa que o seguia e segue a lei do reino no lombo. Sem jamais ter lido um livro, nem mesmo o Pequeno Príncipe, muito menos O Príncipe, o espírito de déspota de Lula é nato.

Lembro dos tempos em que ele calçando hipotéticas botas de cano alto, não de operário de fábrica, mas de capitão do mato, proibia seu partido de coligar-se a qualquer outra agremiação burguesa. Antes perder uma eleição com honra – mesmo que honra vermelha – do que trair os próprios princípios. Mas esse é prego por demais batido e ele próprio deu o mote quando disse, durante a campanha que lhe deu a presidência, que se coligaria até com o Diabo para eleger-se. E o diabo vinha em forma de Sarney, Maluf e o dantes arqui-inimigo Collor, sem contar com os demônios de algibeira como Dirceu, Genoíno, Ünger, Dutra, Suplicy e Marta, e mais uns tantos.

Nesse curral, as vaquinhas premiadas aprenderam suas lições inatas. Um dia rebelaram-se, foram montar seus próprios currais. PSOL, PSTU, PV e a, agora em gestação, Rede – nome apropriado a um grupo de esquerdistas que gostam de ganhar fortunas sem fazer força e xingando a fortuna alheia.

Este introdutório terminou ficando maior do que o combinado com os alemães, uma vez que foi apenas a chave para entrar na questão das manifestações que pipocam pelo país. Todas defendendo causas justas e populares, todas calcadas em argumentos insofismáveis, como a riqueza gasta na construção de estádios quando poderia ser melhor aplicada em educação e saúde públicas; o altíssimo aumento nas passagens de transportes urbanos; a violência urbana numa crescente desde 2003, mesmo a despeito de renitentes discursos que a violência é produto das diferenças sociais quando esses mesmos palestrantes afirmam que a pobreza apenas diminui nessa década e meia. O que precisa-se desarmar a população para diminuir a violência, mesmo que as estatísticas oficiais comprovem que no Nordeste, região em que mais foram entregues armas por força da propaganda enganadora, a violência tem crescido muito mais do que a média nacional, que já não é baixa.

A propósito, as manifestações vêm-se proliferando e dando certo. Devem estar fazendo brilhar os olhinhos escondidos no escuro daqueles que programaram essas ações “populares”. E quem são esses “luas pardas”? O que estão todos de acordo tácito até o momento é que não são a malfadada direita, os reacionários e golpistas opositores. Já é quase consenso que a própria esquerda está armando o mafuá, a diferença está entre as maneiras com que o público recebe as notícias: a direita fica estarrecida como o populacho deixa-se levar de roldão pela esquerda maquiavélica que atira pedras nos próprios correligionários para, quando o caldo entornar, colocar a culpa na oposição (“acuse seus opositores de fazerem aquilo que você faz”, lembram desse mandamento de Lênin?); a esquerda recebe feliz as novas dos jornais que não se furtam em culpar a polícia, a violência do estado, a ditadura dos palácios e aproveita a oportunidade de jogar a massa acéfala de manobra contra as instituições estabelecidas. A velha tática de Gramsci de destruir tudo o que há para depois tutelar a reconstrução da sociedade à sua imagem e semelhança; a juventude, a parte mais boba dessa corrente, compara-se – oh, santa cultura, Pai! – aos que derrubaram a Bastilha, aos que enfrentaram, inocuamente, os governos militares. Por falta de grandes causas que não lhes firam os brios e nem lhes deixem mal nas faculdades, hoje verdadeiros bunkers esquerdistas, preferem deixar-se manobrar tentando acreditar que estão fazendo um grande favor à população, aquela que o último governo petista decretou ser incompetente para gerir as próprias vontades e por isso tem que contar com a tutoria do estado para dar-lhe comida, casa, educar-lhe os filhos, dar-lhe transporte e terra gratuitas.

Essa mesma juventude ainda não percebeu que contribui na formação de uma horda de velhinhos que chegarão à senilidade sem aprender um ofício e sem necessidade de suar a camisa para satisfazer suas necessidades, das mais básicas aos luxos mais supérfluos a que todos temos direito e vontade de vez em quando, como um revellion em Porto Seguro ou um iphone de quinta geração. E esses futuros velhinhos viverão às custas dos impostos que os hoje universitários terão que pagar. Ainda não perceberam que seus diplomas universitários os capacitarão para melhores postos de trabalho e consequentemente a melhores salários, portanto, ao patamar de “elites” de amanhã que bancarão a aposentadoria dos ineptos em formação hoje.

Não percebe que é ela a “massa de manobra” que aprende nos bancos universitários sere o populacho explorado pelo capital maléfico. Mesmo com todas as aulas de história não aprendem que o socialismo não deu certo no mundo, e nem dará, não por culpa dos líderes socialistas que se apresentaram mundo a fora, mas por ser ele próprio, o socialismo, antinatural.

Só há evolução social porque há desigualdade, que leva à competição, ao aprimoramento, à busca de vidas melhores galgadas em bens e serviços melhores. Por sua vez, oriundos de melhor educação.

Paradoxalmente, os desiguais buscam igualar-se aos que estão melhor posicionados na pirâmide. A partir do momento que se tira da base piramidal o espírito de busca de ascensão social pelos próprios esforços, pelo serviço de suas potencialidades, condena-a a manter-se base por gerações seguidas.

Vê-se um esforço de criar um movimento de convecção social, empurrando quem está no alto para a base e elevando-se a base para o topo. De fato o que se vê é a crosta sólida do cume não ser abalada, o estrato do meio é quem vem se sacrificando para manter as benesses dos mais altos e a subida sem esforços dos mais baixos.

 

©Marcos Pontes

10 comentários:

  1. Rapaz, em ótimo, (não! Excelente) português, coisa que só aumentará a ira dos petistas e dos burristas. Lendo, relendo, passando e repassando.

    ResponderExcluir
  2. Massa de manobra..triste! Pior são mães e pais lado a lado no delírio. Falta postura, discernimento..sobra oba, oba! E a cooptação é escancarada. ai, que preguiça!

    ResponderExcluir
  3. As grandes corporações são quem conduzem os governos atuais, não vejo nem o céu nem o inferno neste horizonte se rumo. O mundo e o Brasil agora recebem influências de pessoas globalizadas ("anônimas") que lutam por novos ideais de liberdade. Os governos ficam frágeis e volúveis, por cá ainda imperam a corrupção e a injustiça, vamos a passos de lesma nesta burocracia global. O nosso salvador da pátria está se perdendo e o retorno daqueles que querem vender o que sobrou do Brasil parece eminente. Ai sim, vai ficar do jeito que o diabo gosta.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto! Uma análise crítica dos acontecendo no país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma critica petista eu diria muito bem feita igualzinho o discurso da dilma 22/06/2013 com jestos e siluetas mas sem prufundidade...em nenhum dos dois eu vi o real sofrimento da classe de baixa renda...assalariados que no discurço do mano ai tem que existir para que a classe alta poça gozar de seus esforços. eu falo do destinho de vc nascer em um berço de ouro ou na miseria....então vc de direita vão se danar!!!!

      Excluir
  5. Caro Marco

    O Movimento começou com um *Viés* mas ontem ficou menor diante de todos os Movimentos de Indignação com os Malfeitos governamentais (Executivo), principalmente da Era Petista, assim como das farras intermináveis dos parlamentares (Legislativo) das Casas do Povo a nível Federal, Estadual e Municipal. Sem esquecer também do Poder Judiciário onde gostos partidários influenciam decisões jurídicas.
    Esperamos que a partir de agora todos os eleitores comecem a perceber que Votar não é um *Convescote Obrigatório* e sim um Ato Cívico e Precioso para colocar Ordem na Casa Brasil. E que nossos Impostos (pagos tambem pelos Bolsistas a cada compra que fazem) são recolhidos para o Desenvolvimento Humano do Povo (Saneamento Básico, Saúde, Educação e Segurança)e não para satisfazer Megalomanias de Governantes sem Princípios, parlamentares gananciosos que se vendem em detrimento do melhor para o País e de um Judiciário leniente e subserviente aos Poderosos.
    Que os 3 Poderes da República comecem a entender que o Povo é o Dono do País, do Dinheiro que circula e que eles são empregados para trabalhar para e pelo Povo e não para seus desejos particulares.

    MarisaCruz

    ResponderExcluir
  6. Primeiro texto que leio sobre as manifestações que tomaram o país. Ainda estou tentando me situar no que está em curso, mas confesso que tenho a mesma impressão do Marco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então se deixe influenciarn pela direita!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  7. Realmente.
    As manobras vem e vão sequencialmente, mas, sempre o povo tem sido "utilizado".
    Nos eventos atuais, como de costume, já se nota os políticos de carteirinha, e responsáveis pelos sistema podre atual,se aliando ao povo nas ruas, "tomando" a liderança - e é assim que o sistema tem perpetuado.
    Defendo que, um povo que detém em seus valores culturais básicos a filosofia do "sebastianismo", jamais estará apto para construir uma democracia genuína - e, eis o motivo pelo qual este povo sempre aspira por salvadores, libertadores e populistas milagreiros - é a fé na "reencarnação de D. Sebastião", como descreve muito bem Euclides da Cunha em "Os Sertões".
    Abraço Marcos.
    cihgral.com

    ResponderExcluir
  8. DE UM JEITO TINHA QUE COMEÇAR ACONTECER ALGUMA COISA, POIS ALGUMA COISA É MELHOR QUE NADA. O NADA PERMITE REGRESSÃO, INSENSIBILIDADE, ESTAGNAÇÃO. A PARTIR DO MOMENTO QUE PODEMOS VISUALIZAR QUALQUER QUE SEJA A MANIFESTAÇÃO, VISANDO DEMONSTRAR INDIGNAÇÃO, JÁ É UM COMEÇO. NO TUDO JUNTO MISTURADO O POUCO DE ALGUNS É MUITO PARA OUTROS E O MUITO QUE AQUI VOCÊ EXPRESSA TÃO BEM, SE TORNA TRANSBORDA NOSSA POSICIONAR DIANTE DESSAS DESVENTURADAS ATITUDES GOVERNAMENTAIS.

    ResponderExcluir

Para evitar ofensas gratuitas a mim e a outrem e spams, os comentários estão sendo moderados. Os aprovados logo estarão exibidos. Obrigado por ter dado seu pitaco.