Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Resposta a um vermelhinho sobre Bolsa Família

Isto está num grupo do Face do qual não faço parte e nem quero fazer. Por isso copiei, colo aqui e respondo na minha página para não dar muito "ibope" para esse grupelho:


"Felipe Regis Fernandes
Muita gente critica programas como o bolsa família, bolsa escola... Sempre se foca na vagabundagem versos o gasto do governo. No estilo "e eu aqui trabalhando..." ou "é pra comprar voto", enfim, os mesmos clichês. Vamos tentar dar uma outra visão:
A miséria geralmente anda junto com a ignorância. Se você nunca teve contato com esse tipo de gente, eles são burros. Não sabem nada de nada sobre nada. O que o governo está fazendo é praticamente comprando eles para que eles coloquem os filhos na escola. Se não tiver o benefício, eles não colocam na escola e pronto. Porque são ignorantes, só isso. É uma tática para quebrar esse ciclo pobreza -> ignorância -> pobreza... O governo não está ajudando os vagabundos, está ajudando a próxima geração.
Outros pontos: 1) Entre amigos a gente já fez o cálculo e com todos os benefícios somados não dá pra parar de trabalhar. 2) O gasto do governo não é tão grande. 3) De fato diminui a miséria.
Eu pago alegremente o custo dos "vagabundos" se a geração dos filhos deles for diferente. O custo para a sociedade é irrisório."


1. Bolsa Família, assim como Seguro Desemprego, deveria ser emergencial e não permanente. Se assim fosse, o valor pago poderia ser muito mais alto e ser, efetivamente, um combate à miséria. Do jeito que funciona não passa de um band-aid para quem tem traumatismo craniano;;
2. A ideia de obrigar criança a ir à escola seria boa se: a. A escola pública tivesse alguma qualidade; b. A escola pública fosse atrativa; c. Houvesse fiscalização e as famílias de crianças evadidas deixassem de receber o benefício;
3. A BF, assim como qualquer programa assistencialista, é, sim, incentivo à vagabundagem. Governo que quer, deveras, acabar com a vagabundagem e ajudar os cidadãos, investe pesado na educação - como fizeram Coreia do Sul e Japão, por exemplo - , na infraestrutura, baixa os custos de produção o que elevaria a oferta de empregos, baixaria carga tributária, inclusive para empregador, o que também geraria emprego e renda.
4. Os custos da BF são, sim, muito altos. Tão altos que o GF pede empréstimo para cumprir o pagamento integral. Além do mais, basta multiplicar o valor médio (R$ 100) pelo número de famílias beneficiadas para ver o quanto poderia ser feito pelo país com o dinheiro que não dá nem pra "comprar uma calça jeans".
5. As gerações dos filhões dos "vagabundos" não será melhor do que a de seus pais porque elas serão criadas na lei do menor esforço em que se aprende que não há necessidade de esforçar-se, que a meritocracia é coisa de elites de olhos azuis, que pobre não precisa esforçar-se porque existem classes média e alta para mantê-las a pão e água sem a necessidade de estudar e trabalhar.
6. A miséria realmente diminuiu, mas, não sejamos imbecis achando que isso deveu-se a um acréscimo de R$ 100 reais na renda de uma família de 4 pessoas, mas por conta de um país de empreendedores que investe pesado na produção, na educação, na produção e que trabalha 5 meses por ano para pagar impostos que vão para as benesses da classe política e para a esmola das classes preguiçosas
.

 

©Marcos Pontes

14 comentários:

  1. CARO MARCOS

    VC FOI PRECISO COMO BISTURI DE CIRURGIAO!!
    PARABENS

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  2. Marcos, com vermelho não se argumenta, eles não sabem o que essa palavra quer dizer, e porque também não tem esses argumentos. Porque eles nunca vem a público, para falar dos Trilhões da Divida Brasileira, que é engrosada mês a mês com os benefícios desse governo paternalista, paga pelo voto que vai receber ao invés de ensinar a pescar. Tem uma geração de vagabundo sendo criada sim pelo mau uso das bolsas tudo distribuídas.

    ResponderExcluir
  3. Marcos, com vermelho não se argumenta, eles não sabem o que essa palavra quer dizer, e porque também não tem esses argumentos. Porque eles nunca vem a público, para falar dos Trilhões da Divida Brasileira, que é engrosada mês a mês com os benefícios desse governo paternalista, paga pelo voto que vai receber ao invés de ensinar a pescar. Tem uma geração de vagabundo sendo criada sim pelo mau uso das bolsas tudo distribuídas.

    ResponderExcluir
  4. Excelente visão do tema, também penso assim, porém do jeito que todas instâncias deste país está contaminada com a podridão, não sinto que algum dia as coisas melhorarão, estou mesmo muito pessimista, se pudesse financeiramente, iria embora deste país, desculpe o desabafo.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. QUO VADIS
    Realmente o aumento de alunos em escolas no nordeste EXPLODIU...explodiram escolas,instalações,espancaram professores e as notas e aprovação ÓH..

    ResponderExcluir
  6. Mestre Marcos!

    Uffa.. finalmente alguem utilizou a sensibilidade, colocou a intencia parr funciona uma resposta em nível e categoria que os brasileses tem de sobra, como demonstrou aqui.
    um privílégio lê-lo e espalhar coisas boas.

    Grato pelo privilégio

    Afetos do sul
    José Carlos Bortoloti
    Passo Fundo - RS
    www.epensarnaodoi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Menino, você foi incisivo,objetivo,e completo. Seu artigo ecoa de forma contundente,e suas palavras são sim,as palavras não ditas,mas sentidas por quase todos o brasileiros,que já não aguentam mais piadas sem graça e de mau gosto. A palavra é: BOLSA - de tudo, prá tudo, e carregando tudo. A melhor de todas é que estão se refinando, sofisticando buscando inspiração em Louis Vutton,Pravda: Bolsa Crack=$1.350, e Bolsa-Moradia(p deputado) $2.250,. kkkkkkk Parabéns,menino,pela sua visão límpida e consciente!

    ResponderExcluir
  8. Você tem muita paciência e disposição. Concordo com sua visão da causa. Já disse várias vezes isto em conversas com amigos e amigas. Alguns certamente são vermelhinhos, e alguns que acham Cuba uma maravilha, eu até incentivo a irem morar lá.

    Na lista dos beneficiários do BF em Irecê tem erros e mais erros. Veja a lista de sua cidade e você se indignará com o tal cadastro. Comece procurando pessoas conhecidas e você se assombrará com tantos amigos que lá estão. Amigos que é empregado, ganha bem, tem carro, AP, esposa também ganha bem. E no entanto, dizem que não há problema algum, nem moral, nem ética, nem honestidade, nem vergonha na cara em dizer que recebem por que precisam e o governo tem para dar.

    ResponderExcluir
  9. Perfeito! Mas responder para um vermelho é jogar pérolas aos porcos...
    Um grande abraço e excelente fim de semana!
    Bjusssssssss

    ResponderExcluir
  10. Adorei, Marcos. Deveria haver uma bolsa para a nossa paciência!

    ResponderExcluir
  11. Perfeito amigo Marcos! Agora argumentar com um PeTralha é a mesma coisa que "malhar em ferro frio"! Esses bandidos vermelhos tem é sim, que serem expurgados do Brasil! Abração

    ResponderExcluir
  12. Eu queria ver vocês dando emprego aos beneficiários do BOLSA FAMÍLIA com salários, inclusive, superiores ao Salário Mínimo. Voces criticam o BF, mas não criticam a desoneração dos impostos para compra de carros ou de eletrodomésticos. Quando vocês são beneficiados, que se danem as contas do governo. Não é verdade que a miséria no Brasil só diminuiu por causa do aumento do emprego. Foi tudo junto. O BF é um distribuidor de rendas pelo o seu montante e não pela aplicação individual. Associado ao BF temos que saber de outras ações junto às populações carentes, como o programa do leite e do pão, assistência aos filhos com distribuição de remédios, soros. Vocês não têm noção do sofrimento das pessoas que passam necessidades, por isso criticam o programa do Governo, que pelo menos num ponto concordo com vocês: devia ser maior.

    ResponderExcluir
  13. Sem comentários. Minhas críticas aos programas do governo são exatamente as suas. Obrigada por dar voz aos meus pensamentos. Abraços

    ResponderExcluir
  14. Foi ótima a sua descrição da visão do futuro da nação. Entao, como nao vemos nenhuma luz no fim do túnel para o futuro, temos que fazer algo agora, usar essa visão ao combate da patifaria, crueldade que estão fazendo com nossas crianças, para nao dizer que se cruzarmos os braços, estaremos tambem contribuindo e sendo covardes.

    ResponderExcluir

Para evitar ofensas gratuitas a mim e a outrem e spams, os comentários estão sendo moderados. Os aprovados logo estarão exibidos. Obrigado por ter dado seu pitaco.