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sábado, 12 de outubro de 2013

Professores de “dadores” de aula

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No meu currículo constam 25 anos de regência de classe. Me orgulho por não ter-me tornado um burocrático “dador de aulas” e nem um “educador”, quase um neologismo criado pelos revolucionários em ascensão como forma de destruir as instituições, entre elas a escola (ambiente em que muitos deles, os revolucionários, se sentiram desconfortáveis por serem inimigos do conhecimento). Sou professor e disso me orgulho.

Mas não sou eu o propósito desse texto, o introdutório foi apenas para deixar claro que não sou apenas um curioso, um “achador”, um teórico ou apenas um “pedagólatra “ e que o tema educação não me é um mote de campanha eleitoral obrigatório, dado que jamais fui candidato a qualquer coisa e nem tenho esse propósito.

No decorrer desses últimos 25 anos, além da regência de classe, exerci também a função de coordenador de projetos da secretaria municipal de educação e hoje sou membro do Conselho Municipal de Educação.

Nessa última função, a cada reunião tenho problemas com os representantes do sindicato dos professores. Eles devem ver-me como um reacionário, conservador e escravocrata. Não sou escravocrata. Do meu lado, os vejo como imbecis que teimam em reivindicar salários, melhoria das condições de trabalho, salário, redução da carga horária, salários, aumento de salários, adicionais disso e daquilo, salário, transporte, salário... Em nenhum momento propõem suspensão para professores faltosos com assiduidade, premiação por produtividade, promoção por mérito, avaliação anual dos docentes e afastamento para recapacitação daqueles reprovados dois anos seguidos, fim da vitaliciedade do cargo, vacinação em massa do corpo docente do município, do estado, da união ou de estabelecimentos particulares contra gripe (principal motivo alegado para faltas).

Não vejo também secretários e prefeitos (sem falar em parlamentares e governadores), em todos esses anos, tomarem medidas que possam ser antipatizadas pelos professores, mas que a médio e longo prazo poderiam fazer do Brasil um país trilhando o caminho correto da boa educação. Por ser, nos estados e municípios, a função que ocupa o maior número de eleitores (no meu município, a exemplo do que ocorre em muitos outros do país, professores ocupam quase 30% da folha de pagamento), governantes preferem se deixar acuar pelos sindicatos do que dar respostas positivas para o alunado e suas famílias.

Mas essa politização da educação não se dá apenas em municípios, também nos estados e união. E em escala crescente. Via de regra, as prefeituras empregam professores com menos títulos de especialização, mestrado e doutorado. Este número é um tanto maior nos estados e diversas vezes maior nos institutos e universidades federais. Aliás, se me permitem parênteses, não são poucos os professores “federais” que ganham a vida estudando, adquirindo títulos para ascenderem profissionalmente e melhorarem seus salários que raramente têm tempo para dar aulas. Em alguns casos, o corpo discente é apenas um empecilho para suas carreiras.

Voltando. Quanto mais tempo de estudo, mais politizados se tornam os docentes. Quanto mais politizados, mais argumentos e estratégias têm para sequestrarem os governantes. Mais se sindicalizam, se reúnem em seminários, colóquios e que tais. Quando é de seus interesses se reúnem e dão apoio a estudantes e funcionários em suas respectivas greves e ganham força para conseguirem mais e mais vantagens sem a necessidade proporcional de devolverem em qualidade em suas funções. Nessa republiqueta sindical, educação é tema obrigatório em palanques e artigo em falta no cotidiano.

Grade curricular cada vez menos exigente; livros didáticos a caminho da anorexia; avaliações meia-boca para estudantes; avaliação dos docentes inexistente ou pífia; cotas para negros, índios, deficientes e até mesmo para filhos de funcionários de institutos federais, como forma de “incluir” os menos favorecidos, mas que apenas adiam a necessidade de requalificar profissionais, reequipar escolas públicas, dotar os estudantes de escolas públicas com condições de competir em igualdade de condições com os formados em boas escolas privadas.

Costumo citar o Ícaro Luís Vidal, primeiro negro cotista a concluir o curso de medicina na UFBA, amplamente noticiado em 2012. Não diminuo seus méritos, pelo contrário, é digno de elogios, mas a questão que jamais vi alguém fazer é: onde foram parar os outros 19 cotistas que entraram junto com o Ícaro, em 2005? Ficaram pelo caminho por não terem base científica? Foram jubilados? Mudaram de curso? Desistiram por não terem condições financeiras de bancar o material do curso, que, mesmo sendo numa instituição pública, não é barato (livros, cursos, seminários, maleta médica...)?

A discussão é longa, mas algumas medidas, se houvesse governante com coragem para tomá-las, mudariam a cara do Brasil e entre elas repito as que citei lá em cima. Acrescentaria: plano de demissão voluntária para aqueles que estão cansados de dar aulas, desestimulados e que, por isso ou além disso condenam gerações a serem vítimas de educação de má qualidade que é o mesmo que falta de educação.

Para os professores, meus parabéns pela seriedade com que encaram seu sacerdócio, pela preocupação com as gerações futuras, pela abnegação, pelo bom exemplo, pela crença que não se faz futuro sólido sem educação de boa qualidade. Aos “dadores” de aulas, um conselho: mudem de profissão, assim estarão fazendo um grande bem aos jovens, aos futuros filhos desses jovens, aos filhos desses filhos... numa progressão geométrica ad infinitum.

Educação é investimento a longo prazo. É como uma árvore que demora a dar frutos. Planta-se hoje, mas o fruto só nascerá daqui a quinze, dezoito anos.

Bom professor é aquele que não sonega conhecimento, faz questão de passar adiante tudo o que sabe. Mas para ser deveras um grande professor, tem que ter muito conhecimento ou o tudo que passará adiante será muito pouco.

©Marcos Pontes

4 comentários:

  1. E, imaginar que a minha geração estudou em escolas públicas do fundamental até a graduação em escola públicas brasileiras de primeira qualidade.
    Os maus alunos não eram aprovados, e, se tinham grana, os pais os deslocavam para as poucas escolas particulares para "aprová-los".
    O professores de então gozavam de boa reputação perante a sociedade: festas, rotary, seminários, enfim, eram tidos em alta estima perante o povo.
    Sim, assim era o Brasil da escola positivista.
    À partir da década de 80 implantou-se a filosofia humanista na educação, e deu no que deu. Todos reclamam, mas é proibido aplicar o princípio da "causa e efeito".
    cihgral.com

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  2. Texto esplêndido. Mostra a missão do professor e sua preocupação com os valores que devem ser transmitidos com o conteúdo conceitual. concordo com Cihgral. E acrescento, é uma lástima a decadência moral do Brasil. Não se valoriza a beleza, a delicadeza, nem o Bem...tudo é relativizado formando um caos mental em nossas crianças e jovens. Não se forma...se deforma. É uma ferida que custará cicatrizar caso cicatrize, sob pena de se tornar uma chaga crõnica. Não ha mais certo e errado. É tudo uma questão hermenêutica. Arrrgghh. Talvez, nas ciências exatas a ideologia não tenha penetrado por pura falta de possibilidade. 2+2 = 4 ...ainda!

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  3. Uau!.. Que delícia ler um texto sobre esse assunto, com esse ponto de vista. Tão raro.
    Os discursos, as imagens que tenho visto, nos últimos dias, me tiraram por completo a esperança. Sempre acreditei na educação como solução pra tudo (ou quase); praticamente tudo. A começar pela saúde. Sempre defendi que verba em saúde seria muito bem aplicada se fosse aplicada, na verdade, em educação, embora, logicamente profissionais da área da saúde não gostassem de ouvir isso.
    Mas em vista do que vem acontecendo com a Educação... não vejo como dinheiro consertaria. Como bem citas, quem não entende o processo, o peso, a necessidade de esforço e o quanto de empenho é necessário, melhor ir-se. Não haverá dinheiro que possa solucionar a falta de perfil. Sei que haveria muito que investir para melhorar todo o processo, mas nada, absolutamente nenhum investimento minimizará a falta do perfil profissional adequado e honestidade.

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  4. Sempre me senti bem solitária quanto ao meu modo de pensar referente ao assunto. Não vou me estender porque você já disse tudo o que deveria ser dito e assumido por aqueles que realmente querem uma Educação de verdade e uma Escola eficaz. Quero parabenizá-lo pelo texto muito claro e bem redigido, pela coragem de escrevê-lo e principalmente pelo conteudo que vai de encontro a verdade atual. Eu com certeza faço minhas as suas palavras e chego até a me arrepender por haver me afastado da sala de aula, pois pensei que estivesse sozinha nessa empreitada. Que o Brasil encontre e una pessoas que tenham em suas cabeças o motivo bem claro da Educação não caminhar como deveria, sem buscar fórmulas estrangeiras, realidades irreais para esse país que em nada é comum e que difere do resto do mundo, precisando criar métodos e formas de aplicação próprias e não massificadas.

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