Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tubarões e piabas

tubarões

Dizem que o julgamento dos mensaleiros começará amanhã. Pode-se até acreditar no início, mas o final é que preocupa.

A imprensa estrangeira andou falando que este julgamento é sinal de mudanças no trato com a corrupção no Brasil. Isto também pode ser crível, mas mudança não significa, necessariamente, melhora.

Corruptos no Brasil são como vírus. Adaptam-se às mudanças do ambiente, sofrem modificações que os invulnerabilizam diante das novas profilaxias, arrumam meios de ultrapassarem os obstáculos que por ventura surgirem, tudo com o objetivo de se perpetuarem. Se a geratriz é eliminada, a próxima geração vem fortalecida.

Volta e meia cai um ou outro corrupto, sendo Demóstenes o mais notável da atual geração. Enquanto ocorrem denúncias contra tubarões, dezenas de piabas são dizimadas, excluídas do serviço público, já chegando a mais de duas centenas somente em 2012. Esta arraia miúda não faz parte de sindicatos de ladrões (quase um pleonasmo) como fazem governadores, prefeitos, juízes e parlamentares das três esferas, filiados a partidos e componentes de câmaras e tribunais fétidos por conta da montanha de podridão sob seus tapetes. As piabas roubam por conta própria, por seu próprio risco. Flagradas, são demitidas, mas são tantas que nem sequer aparecem nos jornais, que não se interessam por fatos velhos ou por qualquer coisa que possa macular a administração de plantão. Justiça seja feita, elas, as piabas, são minoria, tanto as que roubam quanto as que são flagradas roubando. Número insignificante no universo de dezenas de milhares de funcionários públicos.

Já os tubarões, ah, estes são muitos entre os milhares em cargo de comando e quando um deles é arpoado, a lição espalha-se entre os demais e nenhum outro é ferido, no máximo um leve arranhão, até que o arpoador troque de estratégia e de arma.

Quando um tubarão é ferido o cardume se espalha, cada um preocupado com a própria fuga. Lá na frente reagrupam-se, assustados com o que ocorreu com o companheiro descuidado, rebaixado de tubarão a boi de piranha, aquele sacrificado para que o restante do rebanho sobreviva ao atravessar o rio sem risco.

Iluda-se quem quiser iludir-se, mas a corrupção só será devidamente ameaçada se mudanças profundas forem feitas na legislação que os próprios tubarões encarregam-se de forjar. A imprensa estrangeira e os brasileiros netos da Velhinha de Taubaté não conhecem os meandros, os vícios, os conchavos, as falcatruas, as negociatas, os escambos de favores e aumentos de verbas que sustentam a impunidade.

Se um dia, creio que não verei este sol nascer, corruptos forem presos com longas penas, destituídos de todos os bens que adquiriram com as fortunas desviadas e obrigados a devolverem tudo o que surrupiaram dos cofre públicos, aí, sim, a corrupção será feriada de morte. Mas isso é querer de mais num país em que atos de honestidade são exceções que viram manchetes de jornais enquanto furtos são encarados como mais uma noticiazinha de pé de página.

 

©Marcos Pontes

3 comentários:

  1. É, caro Marcos. A questão é histórica, endêmica, cultural e contumaz.
    Intriga-me, senão me irrita, observar as reações populares, sempre renovando as suas esperanças a cada evento como este. A massa ignora que eles não passam de doses de sublimação social, visando perpetuar o status quo estabelecido há séculos.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita a comparação. Mas existem também os esquadrões e extermínio em massa, o que neste caso pode agregar valores. Excelente, como sempre

    ResponderExcluir
  3. CARO MARCOS

    LENDO SEU TEXTO FIQUEI AQUI ENCAFIFADA: SERÁ QUE TUBARÕES SE ESPALHAM QUANDO NA QUEDA DE UM DELES E VOLTAM COMO CAMALEÕES, COM NOVAS MANOBRAS MAQUIAVÉLICAS DE COMO ROUBAR LITERALMENTE O NOSSO DINHEIRO (#NOSSO$$) DOS IMPOSTOS RELIGIOSAMENTE PAGOS A CADA COMPRA QUE FAZEMOS OU A CADA CONTA DE CONSUMO DAS CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA, AGUA, ESGOTO, GAS ENCANADO?
    SABEMOS QUE O COMPLEXO DE VIRA LATAS DA MAIORIA DO POVO COOPEROU E MUITO PARA QUE OS PERSONAGENS DOS 3 PODERES SUBISSEM AO PICO DO OLIMPO E DE LÁ COMANDASSEM O PAÍS COMO UM TRIUNVIRATO ONDE CADA UM DELES TEM O DIREITO DE FAZER O QUE BEM ENTENDE, LEGISLAR EM CAUSA PRÓPRIA, COLOCAR QUEM BEM ENTENDEM NOS LUGARES CHAVES E DEIXANDO COMO ÚNICA SAÍDA PARA NÓS A ELEIÇÃO DE 2 EM 2, OU 4 EM 4 ANOS PARA MUDAR ALGUNS PERSONAGENS E QUE, ANTES DE SENTAREM NOS DEVIDOS TRONOS JÁ SE LOCUPLETAM PARA O STATUS QUO CONTINUAR BENEFICIANDO A TODOS.
    NÃO ESTAMOS PRECISANDO DE CHOQUE DE GESTÃO E SIM CHOQUE DE VERGONHA NA CARA QUE, PARECE FOI PERDIDA HÁ MUITO, NUITO TEMPO ATRÁS.

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir

Para evitar ofensas gratuitas a mim e a outrem e spams, os comentários estão sendo moderados. Os aprovados logo estarão exibidos. Obrigado por ter dado seu pitaco.